As mineradoras que operam em Angola terão de diversificar o seu ramo de actuação e apostar na prospecção e exploração de minerais estratégicos como ouro, cobre, alumínio, chumbo ou Elementos das Terras Raras, se quiserem continuar a garantir a sua presença no mercado, defendeu esta terça-feira o engenheiro e geólogo mineiro, Miguel João Fernando.
Em 2020, a indústria foi fortemente impactada pela crise pandémica, causando vários riscos para as empresas, que têm agora como grande desafio diversificar a produção e o seu modo operandis. Pois, o mercado é maioritariamente dominado pela produção de diamante, o que torna difícil evitar a saturação e os baixos preços impostos pela lei da procura e oferta. A busca por ouro, cobre, alumínio, chumbo ou Elementos das Terras Raras seria uma das soluções. O outro grande desafio seria as empresas passarem a fornecer serviços e meios indispensáveis às minas, como venda de máquinas, acessórios ou apostar na academia de formação profissional. Neste sentido, o engenheiro considera que pouco se tem feito, admitindo, no entanto, um ligeiro crescimento no sector e aconselha gestores das mineradoras a serem mais ousados, e, se possível, proporem a criação de um fundo mineiro nacional para acudir os prejuízos recorrentes da indústria. O grande desafio para as mineradoras, neste momento, passa em apostar na criação das bases para que consigam desenvolver uma mineração sustentável e perceber que "resíduo não é lixo" e, tal como a mineração, os restos produzem dinheiro. Isto exigirá que as empresas capacitem mais seus quadros, apostem no uso da alta tecnologia, criem parcerias com empresas prestadoras de serviços nos diversos ramos de actividade e divulguem mais as suas acções. " Devem buscar parcerias de prestação de serviços, exercer actividade sem litígios, criação de bolsas mineiras, feiras de minas, publicação de informações relacionadas a actividade mineira no país", aconselha o engenheiro.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds