Minas de Angola
Minas de Angola

ANGOLA TEM GRANDES DEPÓSITOS DE COBRE E COBALTO

A região com cobre e cobalto da Zâmbia e da República Democrática do Congo estende-se até ao território angolano em pelo menos 116 mil quilómetros quadrados, de acordo com o levantamento geofísico feito no âmbito do Plano Nacional de Geologia (Planageo), informou quarta-feira em Luanda o ministro do sector.

Francisco Queiroz, ministro da Geologia e Minas, disse que o Planageo permitiu descobrir o complexo de rochas ornamentais do Cunene com uma área de 45 mil quilómetros quadrados, que abrange as províncias da Huíla e do Cunene e que se estende para o território da Namíbia. “As anomalias magnéticas detectadas pelo Planageo evidenciam sinais favoráveis de prospecção de minerais metálicos e não-metálicos tais como ferro, diamantes, cobre, manganês, titânio, zinco, chumbo, bauxita e ainda minerais radioativos e fosfatos”, disse. O ministro, que falava na cerimónia de proclamação da Associação de Empresas Angolanas de Geociências e de Suporte da Atividade petrolífera (AEAGSAP), disse ainda que, tendo em atenção os resultados obtidos com a realização do Planageo, o governo deu início a uma campanha de atracção de investidores de dimensão mundial. “Estamos esperançados de que, a médio prazo, esses investidores proporcionem um impacto positivo na alteração da base económica do país”, disse o titular da pasta da Geologia e Minas. Francisco Queiroz precisou que fundos de investimento mineiro deverão igualmente ser criados tendo em vista a participação ativa de empresários angolanos no investimento mineiro, envolvendo também parcerias com investidores estrangeiros. A execução do Planageo custou ao Estado angolano 40,5 mil milhões de kwanzas (225,8 milhões de euros), tendo a sua execução sido adjudicada ao consórcio formado pela Impulso Industrial Alternativo, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds