Minas de Angola
Minas de Angola

PÓLO DIAMANTÍFERO DE SAURIMO: ‘THE NEW JEWELER INTERNATIONAL GROUP’ INDICADA COMO CONSULTORA PARA PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS

A SODIAM E.P., Empresa Nacional de Comércio de Diamantes de Angola, indicou o grupo 'The New Jeweler International Group' como consultor do governo para a promoção de investimentos de empresas diamantíferas focadas na expansão dos negócios em Angola.

 

A empresa nacional de comercialização de diamantes estabeleceu, recentemente, uma parceria para que o grupo privado passe a "convencer" os investidores internacionais sobre os benefícios de investir e estabelecer fábricas no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo. A decisão está a ser aplaudida pelos membros da indústria.

O PCA da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa, justifica a parceria dizendo que a The New Jeweler International Group desfruta de um excelente património no sector dos diamantes. As interacções que a Sodiam manteve com o grupo por meio de conferências, webinars e actividades ajudaram na decisão de eles se tornarem conselheiros para o Pólo.

''Optamos por fazer parceria com o The New Jeweler International Group para aconselhar todos os nossos potenciais colegas da indústria de diamantes, sobre as vantagens e benefícios que eles obteriam ao fábricas na Saurimo Diamond Hub”, disse numa nota envida ao Minas de Angola.

Vantagens de investir no Pólo Diamantífero do Saurimo

A SODIAM planeia construir dezanove novas fábricas no no Pólo Diamantífero do Saurimo entre 2023 – 2025 e para atingir esta meta o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás introduziu recentemente novos incentivos para promover o beneficiamento local que inclui:

• Introdução de um regime tributário diferenciado para o corte de 20% vendido exclusivamente para fabricantes de beneficiamento.

• Imposto de 0,253% para as mercadorias que são processadas localmente, dos 20% do corte de ROM vendido exclusivamente para fabricantes de beneficiamento.

• Imposto de 3,553% para as mercadorias que são posteriormente exportadas, do corte de 20% do ROM vendido exclusivamente para fabricantes de beneficiamento.

• Imposto de 8,553% sobre os 80% restantes da produção de minério disponível para exportação para clientes internacionais. Os fabricantes locais estarão sujeitos às taxas de imposto de 0,253% e 3,553% acima mencionadas ao processar alguns dos 80% restantes da produção de minas em Angola.

Outras Observações Importantes

Para fábricas que compram diamantes brutos para lapidação dentro do escopo de 80%

A peça a cortar e polir localmente em Angola será tributada a 0,253%.

E a parte a ser exportada será tributada em 3,553%.

Se a compra de diamantes brutos for exclusivamente para exportação, a taxa de imposto aplicável será de 8,553%.

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo é uma iniciativa do governo de Angola para convidar investidores do sector diamantífero a instalar fábricas de corte e polimento que não só aumentem a procura dos diamantes brutos extraídos em Angola, mas também apoiem o mandato do governo de localização e geração de empregos.

O espaço ocupa uma área superior a 35.000 metros quadrados com uma infra-estrutura composta por Bancos, dormitórios, instituto de formação profissional e técnica, praça de alimentação, centro de convenções, instituto de formação de corte e polimento, fábricas de beneficiamento e lotes de terreno para a implantação de mais fábricas de beneficiamento. Fábricas de corte, polimento e abastecimento de última geração fazem do Pólo uma zona comercial invejável em qualquer parte do mundo.

Sobre o The New Jeweler International Group:

O New Jeweler International Group é uma empresa de investimentos de capital privado com grandes interesses em serviços de consultoria na indústria de diamantes e joias, entre outros setores. Com escritórios e representações em Dubai, Singapura, Mumbai e outras partes do mundo. The New Jeweler Group existe para construir uma indústria melhor e ajudar a criar valor de longo prazo para clientes, pessoas e sociedade. Todas as informações, relatórios de pesquisa e análises publicadas pelo grupo para seus clientes e entidades governamentais apenas ajudaram a criar confiança na indústria de diamantes e joias.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds