Minas de Angola
Minas de Angola

LULO ESTÁ COM “AS BATERIAS VIRADAS” NA AMPLIAÇÃO DA ÁREA DE EXPLORAÇão

Desde o início da sua exploração, em 2010, a mina de Lulo tem mostrado que possui um potencial de “qualidade e quantidade”. No início da exploração, conseguiu 2.985 dólares por quilate.

Foi em Lulo onde foi encontrado o maior diamante até agora descoberto em Angola, com 404,2 quilates. A pedra foi vendida em 2016 por 16 milhões de dólares. Depois de lapidada e transformada em joia, veio a render USD 34 milhões de dólares.

A  primeira lavaria da empresa tem uma capacidade instalada  para o tratamento mensal  de 45 mil metros cúbicos de minério,  mas  por  uma questão de racionalidade  trabalha-se numa estimativa de  40 mil. A segunda foi concebida para  35.000. Com isso, a empresa deseja atingir um tratamento de 70 mil metros cúbicos de cascalho por mês, a partir das duas lavarias, para que  os níveis de produção de diamantes se situem entre 5.000 e  6.000 quilates. Actualmente, a mina de Lulo produz  três mil quilates de diamantes por mês, com teores à volta de  0,045 quilates por metro cúbico.

A Sociedade Mineira de Lulo é uma das que mais emprega, cerca de 400 trabalhadores. O consórcio é constituído pelas empresas angolanas Endiama E.P (32%) e Rosas & Pétalas (28%) e a australiana Lucapa  Diamond (40%).

Em recentemente entrevista à TPA, aquando da entrega de viaturas, no cumprimento da responsabilidade da mineradora para com as comunidade circunvizinhas, o vice-presidente do Conselho de Gerência da empresa, Alfredo Domingos Machado, revelou que a empresa prevê fazer novos investimentos para intensificar sua prospecção. O que se pretende com é a ampliação da sua área de exploração.

O gestor informou também que a área de Geologia está a trabalhar na criação de condições para a prospecção em direcção ao rio Lulo, onde os indicadores são positivos, além da intenção de se partir também para a região de Kassongue, que apresenta igualmente bons  indícios  do  potencial.

As acções de Lulo estão, neste momento, direccionadas para a zona sul da mina, com  a amostragem do volume de cascalho, no sentido  de se ter em funcionamento ininterrupto  24/24 horas da segunda lavaria.

Sobre uma concessão de 3.000 quilómetros quadrados, Lulo está localizada no município de Capenda-Camulemba. Está fixado em 1.500 Km do perímetro e tem um investimento de mais de 24 milhões de dólares americanos.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds