A mina do Luaxe é aquilo que, tecnicamente, designamos por "time one", ou seja, a da primeira linha. O kimberlito possui reservas estimadas em 350 milhões de quilates. Sua produção está estimada em 13 milhões de quilates ano, com previsão para um tempo de vida até 2090”.
A mina situa-se entre as províncias da Lunda-Norte e Lunda-Sul, a Leste do País. Tem uma área de concessão de 1195 km2. Após seis anos do anúncio da sua entrada em operação, tudo está a ser feito para que, até ao final do ano, a mina venha a entrar em funcionamento, segundo o secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Victor, sem, no entanto, precisar datas. O projecto tem como accionistas a Sociedade Mineira de Catoca, a ENDIAMA E.P e outras empresas nacionais. Em declarações à imprensa, a propósito dos preparativos para a realização do VIII Conselho Consultivo Alargado do sector, a decorrer de hoje e amanhã, na província do Uíge, o governante disse que, a "inauguração será possivelmente este ano, mas quando ainda não sei". O dirigente assegurou que os técnicos da ENDIAMA continuam a trabalhar afincadamente para que a inauguração seja concretizada.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds