Desde que começou as operações mineiras comerciais no país, em 2015, a Lulo, detida pela Lucapa Diamond Company, tornou-se conhecida pela sua produção em grande tamanho e em alta qualidade.
Alguns meses depois do seu funcionamento, a companhia, localizada na província da Lunda Norte, desenterrou uma gema de 404,2 quilates, cor D, Tipo Iia. O “4 de Fevereiro”, conforme foi apelidado, é o maior diamante alguma vez encontrado no país e o 27.º maior do mundo nessa escala. Até hoje, a mina produziu mais de 30 diamantes com mais de 100 quilates, sendo 10 deles produzidos só no ano passado. Gerou mais de $ 200 milhões de dólares em receita bruta desde o início das operações comerciais, segundo dados da mineradora. Em entrevista ao Minas de Angola (a ser publicada esta semana), o Presidente do Conselho Africano de Diamantes, Dr. M'zee Fula-NGENGE, considerou, que a qualidade e produção dos diamantes especiais, (10,8+ quilates), da mina do Lulo “é inigualável à escala mundial”. À guisa de exemplo, o especialista recordou que esta concessão de 3.000 km2 deu origem ao diamante “4 de Fevereiro” de 404 quilates e a um outro de 227 quilates, cor D, Tipo IIa. Angola, explicou, é vista como a última fronteira para a mineração de diamantes em África, com mais de 800 descobertas de Kimberlito. Por este motivo, não seria novidade, se o país viesse a conquistar o título de maior produtor de diamantes da África, porque a nomeação “está aí para ser conquistada”. O sucesso a longo prazo das actividades de mineração em Angola, defende o conselheiro, está na forma como o MIREMPET, ENDIAMA, a SODIAM e a Agência de Recursos Minerais Naturais (ANRM) têm liderado a indústria, que, na sua opinião, asseguram uma maior evolução do sector.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds