O projecto mineiro do Luachimba encontra-se em fase avançada e já foi identificada a existência de minérios na sua concessão. A informação foi avançada na semana finda pelo director de Geologia da ENDIAMA- E.P, Rogério Guimarães, avançando que Empresa Nacional Prospecção, Exploração e Comercialização de Diamantes poderá, em breve, processar as primeiras pedras de diamantes.
“Neste momento temos dois projectos próprios em curso, o Luachimba e o Xamacanda, que são os maiores desafios.” No início deste ano, arrracncara,-se os trabalhos de levantamento de campo no projecto Xamacanda. Quanto ao projecto Luachimba, está numa fase mais avançada, tendo sido já Já identificada neste momento a existência do minério, pelo que o geólogo assegura que “estamos no bom caminho e esperamos começar a testar e processar ainda este ano”, disse. Sobre o volume de quilates a ser processado na fase de produção piloto do Luachimba está dependente do estudo que será feito depois da entrada em funcionamento da sua planta de tratamento. Uma nota importante é que os s projectos Luachimba e Xamacanda, situados na Lunda Norte, nos municípios de Lucapa e Cuango, respectivamente, são detidos cem por cento pela ENDIAMA.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds