A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) vendeu, em leilão, um total de 1.819,79 quilates diamantes especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Catoca e Luele, tendo arrecadado 28,7 milhões de dólares norte-americanos. Segundo um comunicado de imprensa da SODIAM, as vendas resultam do quinto leilão de diamantes em bruto em Luanda, cujas sessões de avaliação decorreram entre os dias 24 de Outubro a 14 do corrente mês, nas instalações da SODIAM, que compreenderam a apresentação de propostas, submetidas por via eletrónica, até o dia 15, no site www.sodiamsales.com.
"Estiveram à licitação um conjunto diversificado de pedras especiais, sendo sete diamantes de tamanho especial pesando 767 quilates. Os diamantes foram recuperados pela SML da mina aluvial de Lulo. Mais notavelmente, "The Lulo Rose", um diamante colorido extravagante de 170 quilates, estava entre as pedras a concurso, juntamente com três diamantes Tipo IIa brancos de +100 quilates e três outras pedras brancas Tipo IIa de tamanho especial" Os sete diamantes alcançaram um valor total de venda de US $ 20,4 milhões, com uma média de US $ 26.536 por quilate. 27 da Sociedade Mineira do Catoca que renderam 5,3 milhões e nove da Sociedade Mineira do Luele que renderam cerca de 3 milhões", aponta a fonte, depois de destacar que participaram no leilão 37 empresas das principais praças diamantíferas mundiais. "No formato actual de leilão, para o ato de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma eletrónica online criada para o efeito, modelo que gera maior transparência no processo e que permite obter um maior valor comercial para as pedras e lotes de pedras especiais disponíveis", concluí a nota. Fundada em 1999, a SODIAM é responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola. As pedras comercializadas pela empresa estatal resultam de 12 produções kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades, em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.
A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.
Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds