Minas de Angola

VTB apresenta propostas ao Ministério das Finanças da Rússia para estimular a circulação de diamantes lapidados no país

Andrey Kostin, Presidente do Conselho de Administração do VTB Bank considera correto isentar de IVA não só a compra e venda de diamantes por particulares, mas também a venda de pedras preciosas por mineiros de diamantes a bancos e ao público, noticiou o jornal Vedomosti em um artigo publicado ontem. “Para os bancos, propõe-se estabelecer uma taxa zero de IVA na venda de diamantes feitos de diamantes russos para indivíduos. Além disso, é necessário permitir o uso de certificados para diamantes de laboratórios independentes de países que não estão “na lista de países hostis”, como China, Índia e Israel”, escreveu Andrey Kostin em sua carta ao Ministério da Saúde

Segundo Vedomosti, o documento explica que agora a legislação permite que pessoas físicas façam transações com diamantes no segmento de varejo de joias, mas o mercado de investimentos em diamantes no país não está desenvolvido. É a presença do IVA nas transações de compra e venda de diamantes, bem como a certificação das pedras segundo as normas russas, que dificultam o desenvolvimento do mercado. Outro fator negativo é a relativamente pequena capacidade de fabricação de diamantes na Federação Russa. A maior parte das capacidades de fabricação de diamantes está concentrada no exterior (cerca de 85% das operações globais de fabricação de diamantes são realizadas na Índia), enquanto, de acordo com as partes interessadas do mercado, os fabricantes russos de diamantes têm potencial para expandir a produção, disse o chefe da VTB. De acordo com as estimativas do VTB, essas medidas criarão instrumentos de investimento adicionais para os cidadãos russos alternativos à moeda estrangeira e para a Alrosa, o maior fabricante russo de diamantes, um mercado adicional de vendas em meio às restrições impostas por países hostis que apoiaram sanções anti-russas por causa de um exército especial operação na Ucrânia. O vice-presidente da Alrosa, Evgeny Agureev, disse ao Vedomosti por meio de um representante que a liberalização do mercado de diamantes dará aos russos que procuram ferramentas para investir e economizar dinheiro diante das restrições cambiais e da volatilidade dos instrumentos financeiros um ativo físico alternativo. A empresa considera o IVA sobre os diamantes “um dos principais impedimentos para os potenciais investidores”. Agureev chama a atenção para o fato de que dentro do programa Alrosa Diamond Exclusive para compradores privados, o interesse em sua parte de investimento cresceu várias vezes.

Minas de Angola

A nossa linha editorial assenta no relato de informação sobre o sector dos recursos Minerais (Não Petrolíferos) em Angola, com incidência nas actividades geológicas e minerais, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, distribuição e comercialização de produtos minerais, protecção do ambiente.

CONTACTOS

geral@minasangola.ao

+244 931 059 646 / +244 923 485 346

Urbanização Nova Vida Rua 181 VIVENDA 6024

Siga-nos

Minas de Angola © 2023 Todos os Direitos Reservados | Developer Muds